Pular para o conteúdo principal

Banho do bebê

Muitas pessoas tem dúvidas sobre o banho do bebê, como frequência, posição e outras. Com a ajuda da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) temos a resposta para essa pergunta.

Quando deve ser dado o primeiro banho?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o primeiro banho seja realizado após 24 horas do nascimento ou, se isso não for possível por razões culturais, que seja adiado por pelo menos 6 horas. É importante que primeiro banho do recém-nascido seja adiado até que ele alcance a estabilidade da temperatura corporal. Além disso, o banho precoce interrompe desnecessariamente a amamentação e o contato pele a pele da mãe com o bebê.
Exceção se faz às crianças nascidas de mães soropositivas para o HIV, em que o primeiro banho deve ser realizado o mais precocemente possível, na tentativa de reduzir o risco de transmissão da doença.
 
Qual a melhor maneira de se realizar o banho?
O banho de imersão, em que o bebê é colocado na banheira com água até a cintura, é o mais indicado, pois promove menor perda de calor e maior conforto ao recém-nascido. Deve durar de 5 a 10 minutos, com a temperatura da água entre 37°C e 37,5°C, sendo sempre cuidadosamente medida. Manter o recém-nascido enrolado em uma fralda de pano durante a imersão na água, desenrolando-o lentamente para realizar a higiene, é uma opção agradável, que mantém a estabilidade térmica e reduz o possível estresse do momento. Além disso, a temperatura do ambiente onde o banho será dado deve ser controlada. Em locais frios, aquecedores são recomendados.
 
É necessário remover o vérnix caseoso?
O vérnix caseoso é uma substância esbranquiçada e gordurosa, que recobre o recém-nascido, tem a função de proteção e hidratação da pele e permite sua maturação. Não é necessário, nem recomendado, removê-lo intencionalmente. Ele se desprenderá sozinho ao longo dos banhos do bebê.
 
Qual deve ser a frequência dos banhos?
O banho pode ser diário, mas também pode ser realizado 2 a 3 vezes por semana, desde que se higienize as pregas, o coto umbilical e a área de fraldas, respeitando os hábitos culturais de cada família.     
 
Quais são os produtos que podem ser utilizados?
Devem ser usados produtos de limpeza suaves, destinados à pele do bebê, que não alterem significativamente o pH fisiológico ácido da pele. Os sabonetes líquidos infantis sem perfume, e especialmente os syndets (não possui sabão em sua fórmula, e utiliza agentes que higienizam, hidratam e protegem a camada externa da pele), são os mais recomendados.
Logo após o banho, a pele deve ser gentilmente seca com uma toalha macia e limpa.
 
Após o banho, posso usar o hidratante?
Sim. Os hidratantes podem ser utilizados, mesmo no período neonatal, de preferência após o banho, diariamente ou pelo menos 3 vezes na semana. A escolha do produto deve ser criteriosa para minimizar o risco de irritação, dando preferência aos destinados para esta faixa etária, hipoalergênicos e sem perfumes. Converse com seu pediatra que poderá indicar os produtos mais adequados.

Algumas dicas de ouro para os pais de primeira viagem:
1 - Aqueça o banheiro antes de iniciar o banho.
2 - Uma música de fundo acalma e ajuda a criar o clima ideal.
3 - Tenha tudo que vai precisar sempre à mão antes de colocar o bebê na banheira.
4 - Converse com a criança ou cante para ela durante o banho.
5 - Comente tudo o que vai acontecer, para que o pequeno fique tranquilo e curta o momento.
6 - Nunca deixe o bebê sozinho na banheira.
7 - O pai é sempre bem-vindo, deixe que ele tente sozinho algumas vezes, verá que ele leva jeito!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabia que São Paulo possui passeios de trem turísticos?

A CPTM possui passeios de trem turísticos saindo de São Paulo, venha comigo que eu te conto mais... O Expresso Turístico da CPTM ocorre aos sábados e domingos em uma locomotiva histórica da década de 1950 que parte da Estação da Luz e realiza viagens para três destinos: Paranapiacaba, Mogi das Cruzes e Jundiaí. O passeio do Expresso Turístico é realizado através de uma locomotiva a diesel, modelo ALCO RS-3 de 1952, que conduz carros de passageiros, de aço inoxidável, fabricados no Brasil pela BUDD - MAFERSA nos anos 60 e que foram cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária). Ao todo, são 352 poltronas para acomodar confortavelmente os turistas, além de espaço reservado para cadeira de rodas (com cinto de segurança e ancoragem da cadeira).   Durante a viagem, o turista aprecia a paisagem e conhece um pouco da história do longo do trajeto.    Atualmente, o embarque é realizado às 8h00, com partida às 8h30 da plataforma 1 ou 4 da Estação Luz e o reto...

3 Mitos e Verdades sobre a Fotoproteção

Mitos e verdades sobre a fotoproteção: 1. Dia nublado queima ? VERDADE  - Nos dias nublados a radiação solar (radiação ultravioleta -UV) está presente da mesma forma. 2. Ficar sob a sombra de uma árvore ou guarda sol é suficiente para eu não me queimar? MITO  - Ocorre a queimadura solar mesmo na sombra. As radiações solares se dispersam sobre a superfície da terra e uma quantidade nos atinge por reflexão. 3. O bebê abaixo de 6 meses não deve usar protetor solar ? VERDADE  - A indicação da utilização dos filtros solares apenas em bebês acima dos 6 meses se baseia no fato de não existirem estudos de segurança abaixo desta faixa de idade. https://pedelaranja.com Fonte: Sol na Medida Certa! - SBP

12 recomendações indispensáveis antes de executar uma receita

Antes de preparar qualquer receita é importante que seguimos algumas recomendações, separamos algumas delas à vocês :   1. Ler a receita com atenção e conferir a disponibilidade de todos os ingredientes.   2. Lavar muito bem e periodicamente as mãos.    3. Separar os ingredientes e os utensílios que vai precisar.   4. Peneirar farinha, açúcar e outros antes de medir sua quantidade.   5. Medir o nível dos líquidos utilizados.   6. Higienizar cuidadosamente as frutas e verduras.   7. Acender o forno antes de iniciar a receita para que esteja quente na temperatura desejada no momento de utilizá-lo.   8. Dar preferência aos produtos da sua região.   9. Consumir vegetais e frutas da época, são mais gostosos e saudáveis, além de serem mais baratos.   10. Aproveitar integralmente os alimentos – Existem inúmeras receitas elaboradas com folhas, cascas, sementes e caroços dos vegetais.    11. Lavar todos os vegetais...