Pular para o conteúdo principal

Primeiro dia de vida do recém-nascido

Quantas dúvidas nós temos quanto ao primeiro dia de vida do recém-nascido, e é por isso que a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) nos ajudou a responder a essa questão:

O meu bebê pode ficar nos meus braços logo após nascer?

Se ao nascimento o bebê está se movimentando e respirando, o local mais seguro e saudável, é que fique no contato pele a pele com a mãe, independendo da via de parto, durante uma hora. Bebês prematuros também podem ficar com a mãe no primeiro contato pele a pele se as condições clínicas permitirem. Esse contato direto ajuda a criança a se colonizar com bactérias domiciliares, evita a hipotermia (ficar frio), ajuda na amamentação na primeira hora de vida e no vinculo mãe filho. Se por algum motivo a mãe não tiver condições de ficar com o bebê de imediato, o pai pode também exercer essa função.

 

E se não trouxerem o meu filho de imediato para ficar comigo?

Se ao nascimento o bebê não estiver se movimentando ou respirando, o cordão será cortado de imediato e ele deverá ser levado à mesa de reanimação pelo pediatra, pois em nenhum momento da vida terá risco maior de morrer ou ficar com sequela neurológica. Contudo, quando se intervém no primeiro minuto de vida, a maioria dos bebês respondem adequada e rapidamente às manobras de reanimação. Se assim for, em seguida ele pode ir para a mãe, ficar no contato pele a pele. Importante saber que deve haver um acompanhante durante este processo e as informações sobre o ocorrido devem ser dadas de imediato.

 

O colírio e a vitamina K, são necessários? Não prejudicam a humanização?

Nem o colírio nem a vitamina K precisam ser aplicados imediatamente após o parto, antes do contato pele a pele. Do mesmo modo, procedimentos burocráticos como medidas antropométricas (peso, estatura, perímetro cefálico) ou vacinação, etc. não devem constituir barreiras que impeçam ou retardem a integração do recém-nascido com os pais. Contudo, nas primeiras duas  horas de vida, o colírio e a vitamina K devem sim ser aplicados no recém-nascido, para evitar oftalmia neonatal, causadora de cicatrizes oculares e cegueira, assim como deficiência de vitamina K, que pode ocasionar distúrbios hemorrágicos desde os primeiros dias até 6 meses de idade, incluindo hemorragia intracraniana.

 

Então o bebê não precisa ser examinado no primeiro dia?

Não é assim. Durante o contato pele a pele da primeira hora o pediatra não separa o bebê de seus pais para realizar exame físico, mas realiza uma observação ativa à procura de sinais que indiquem problemas de saúde ou alterações na transição para a vida extrauterina. Após a primeira hora, antes de encaminhar para o alojamento conjunto, o pediatra realiza o exame físico completo para se certificar de que não existam malformações (fenda palatina, genitália ambígua, etc).

 

E se eu não tiver leite no primeiro dia, tem que complementar?

É frequente e normal não ter leite no primeiro dia de vida pois não havia sucção previa que estimulasse o seio. Os recém-nascidos a termo saudáveis sem fatores de risco, nascem com reserva suficiente e não precisam de medidas de glicemia nem complementar com leite humano de banco e muito menos com fórmulas. O primeiro leite é chamado colostro, tem cor amarelada e tem quantidade suficiente para suprir a demanda do recém-nascido. Em caso de dúvidas em relação à quantidade de leite ou colostro no primeiro dia, o bebê deve ser colocado para mamar com frequência para que estimule o seio, dessa forma no dia seguinte haverá maior produção de leite.

 

Quanto tempo após o parto, é possível receber visitas de amigos e familiares?

Os recém-nascidos possuem menor defesa, o que os faz mais suscetíveis a infecções e viroses. Assim, todo cuidado é pouco para evitar que fiquem expostos. Depois da primeira semana de vida, parentes próximos podem fazer visitas rápidas, se não estiverem apresentando quadros virais e sempre com o cuidado de higienizar as mãos.


https://pedelaranja.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabia que São Paulo possui passeios de trem turísticos?

A CPTM possui passeios de trem turísticos saindo de São Paulo, venha comigo que eu te conto mais... O Expresso Turístico da CPTM ocorre aos sábados e domingos em uma locomotiva histórica da década de 1950 que parte da Estação da Luz e realiza viagens para três destinos: Paranapiacaba, Mogi das Cruzes e Jundiaí. O passeio do Expresso Turístico é realizado através de uma locomotiva a diesel, modelo ALCO RS-3 de 1952, que conduz carros de passageiros, de aço inoxidável, fabricados no Brasil pela BUDD - MAFERSA nos anos 60 e que foram cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária). Ao todo, são 352 poltronas para acomodar confortavelmente os turistas, além de espaço reservado para cadeira de rodas (com cinto de segurança e ancoragem da cadeira).   Durante a viagem, o turista aprecia a paisagem e conhece um pouco da história do longo do trajeto.    Atualmente, o embarque é realizado às 8h00, com partida às 8h30 da plataforma 1 ou 4 da Estação Luz e o reto...

3 Mitos e Verdades sobre a Fotoproteção

Mitos e verdades sobre a fotoproteção: 1. Dia nublado queima ? VERDADE  - Nos dias nublados a radiação solar (radiação ultravioleta -UV) está presente da mesma forma. 2. Ficar sob a sombra de uma árvore ou guarda sol é suficiente para eu não me queimar? MITO  - Ocorre a queimadura solar mesmo na sombra. As radiações solares se dispersam sobre a superfície da terra e uma quantidade nos atinge por reflexão. 3. O bebê abaixo de 6 meses não deve usar protetor solar ? VERDADE  - A indicação da utilização dos filtros solares apenas em bebês acima dos 6 meses se baseia no fato de não existirem estudos de segurança abaixo desta faixa de idade. https://pedelaranja.com Fonte: Sol na Medida Certa! - SBP

12 recomendações indispensáveis antes de executar uma receita

Antes de preparar qualquer receita é importante que seguimos algumas recomendações, separamos algumas delas à vocês :   1. Ler a receita com atenção e conferir a disponibilidade de todos os ingredientes.   2. Lavar muito bem e periodicamente as mãos.    3. Separar os ingredientes e os utensílios que vai precisar.   4. Peneirar farinha, açúcar e outros antes de medir sua quantidade.   5. Medir o nível dos líquidos utilizados.   6. Higienizar cuidadosamente as frutas e verduras.   7. Acender o forno antes de iniciar a receita para que esteja quente na temperatura desejada no momento de utilizá-lo.   8. Dar preferência aos produtos da sua região.   9. Consumir vegetais e frutas da época, são mais gostosos e saudáveis, além de serem mais baratos.   10. Aproveitar integralmente os alimentos – Existem inúmeras receitas elaboradas com folhas, cascas, sementes e caroços dos vegetais.    11. Lavar todos os vegetais...